Leitura em Ação: Contato

Aqueles que perceberam a disposição na atuação de Jodie Foster e Matthew McConaughy sabem que este livro é tudo. Mesmo assim, de certo modo, o filme fracassa ao tentar capturar o lirismo desta obra-prima de Carl Sagan. Tanto os leitores quanto os telespectadores provavelmente são conhecedores do ?Cosmos? de Sagan, um trabalho que pode ser chamado de ?poesia não-ficcional?. Pois toda a obra de Sagan possui uma beleza poética. Ele foi um visionário para além do tempo ? ele compreendia a beleza do universo pelas leis da física e o modo como tudo convergia para elas. E de como os seres humanos são parte deste vasto cenário, talvez os únicos para quem o cosmos existe.

Ele continua com esta idéia em ?Contato?, apesar desta ser uma obra de ficção, mais especificamente, de ?ficção científica?. Esta é uma ficção científica de gênero diferente ? sem raios laser ou discos voadores, homenzinhos verdes ou ?ilumine-me, Scottie?. Ela situa-se no nosso tempo, e não daqui a três séculos.

Eleanor (Ellie) Arroway é uma criança especial que conseguiu compreender o tempo quando tinha três anos. Sua mãe é compreensiva com ela, mas seu pai, Ted, foi quem estruturou sua personalidade. Quando Ted morre, um pedaço de Ellie parece morrer com ele. Com o intuito de tornar-se uma renomada Física, ela foca todos seus esforços para ser uma brilhante estudante. Surpreende-se por ter iniciado um relacionamento com Palmer Joss, um pregador da renovação cristã, cujos pontos-de-vistas religiosos são completamente diferentes da visão ?lógica? que Ellie tem do mundo.

É quando ela descobre algo que pode abalar o mundo. Contatos com extraterrestres foram estabelecidos, e agora o mundo precisa preparar-se para algo inesperado. A jornada de Ellie universo à fora, assim como sua própria jornada interior, tem início aqui. Ela não apenas viajará pelas estrelas, mas aos mais profundos recantos de seu coração, de sua memória e de sua existência. Ela também precisa compreender a mensagem de Deus oculta na ordem do universo.

E a única coisa que faz sentido no vasto cosmo e em suas milhões de estrelas é a mensagem: ?para criaturas tão diminutas que somos, a imensidão é suportável apenas através do amor?.

Autor: Carl Sagan

Boa Leitura

Publicado em fevereiro 22, 2011, em Leitura em Ação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: