BBB um programgra pra quem?

Se você assiste, não se ofenda comigo. Ofenda-se com o Pedro Bial, foi ele quem fez esta afirmação. No mínimo, é constrangedor. Afinal, se o próprio apresentador enxerga desta forma, o deboche com a cara de milhões de espectadores deve ultrapassar o aceitável nos bastidores da produção do programa.
Para você entender, acompanhe o diálogo que saiu impresso na Veja, edição 2252, entre Pedro Bial e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, pai do Boninho, que dirigi o BBB. Bial: Gosto de ver coisa ruim na TV. Boni: Então você assiste o BBB. Bial: Eu não assisto porque não gosto de me ver. Mas, para domar o formato, tive de me despir da condição de jornalista e ser um Zé Mané junto com os outros.
Sobre a resposta final do Bial, a Veja não deixou por menos. Ao comentar sobre o Zé Mané, presente na sua resposta ao Boni, a revista afirmou que ele estava dando nome aos que participam e assistem ao programa. Que coisa!
Boni, Bial e Boninho, um trio BBB bem inteligente da televisão brasileira. Inteligente porque sabe exatamente o que critica e o que faz, um programa composto por, e feito para, Zés Manés que existem em todas as classes sociais, aos milhões. É Zé Mané para Ibope nenhum botar defeito. Que dó, audiência é o que de fato importa. Conteúdo? Quem está preocupado com conteúdo?
Agora vamos sonhar um pouco. Inverta-se o lado da inteligência. Imagine se as milhares de pessoas rotuladas como Zé Mané pelo Bial conseguissem pensar e criticar como ele. Já pensou? A audiência do programa cairia vertiginosamente, obrigando as cabeças pensantes da TV brasileira a produzir conteúdos com muito mais qualidade. Pois muito poucos querem ser tratados e vistos como Zé Mané, pelo menos é o que normalmente acontece quando se adquire consciência dessa posição. Consciência essa tão claramente exposta no papo do Boni e do Bial.
A Zé Manézisse, no entanto, não se limita ao BBB. Tem A Fazenda, As Mulheres Ricas e mais um monte de besteirol enchendo a tela das TVs. Se liga, já passou da hora de desligar tais programas. Chega dos formadores da TV continuarem a formar Zés Manés. Se eles insistem em formar, não se conforme. Transforme-se pela renovação do seu entendimento e experimente a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor, Aquele que das trevas nos leva passo a passo até a luz.
Enquanto o mundo, por outro lado, trabalha incansávelmente para nos levar da luz para as trevas. E nós, é triste admitir, algumas vezes agimos como Zés Manés, nem percebemos o apagar da luz em nossas vidas.
Paz!
Por: Edmilson Mendes
Fonte: Sou da Promessa

Publicado em fevereiro 1, 2012, em Globo e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: